Agregar Pessoas

O mercado precisa entender o quão importante é ter uma ferramenta dessa dimensão nas mãos. Hoje tornou-se imprescindível Recrutar Pessoas e Integrar Pessoas de forma agíl e dinâmica, como Gestor de Pessoas precisamos compreender que um funciário mau recrutado trará mais despesas do que o investimento em um processo de recrutamento de qualidade.

Recrutamento e Seleção
Recrutamento é o processo utilizado pela organização para atrair candidatos do Mercado de trabalho. O recrutamento funciona como um processo de comunicação: a organização divulga e oferece oportunidades de trabalho É o meio de encontrar e atrair candidatos para as posições abertas na organização. O processo de recrutamento pode ser interno e externo

Seleção de recursos humanos tem a finalidade central de escolher, entre os candidatos, aqueles que se revelaram mais qualificados na triagem inicial do recrutamento”.
De acordo com alguns autores conclui-se que; recrutamento e seleção são duas etapas de um mesmo processo.

Recrutamento Interno
Conta com os candidatos que já atuam na organização, o recrutamnto interno também faz parte do plano de carreira do colaborador, pois se um individuo pretende crescer dentro daorganização que atua o gestor então se utiliza dessa ferramenta para escolher o colaborador em um recrutamento interno, isto demonstra a ligação que as ferramentas de RH têm. algumas empresas utilizam Programas de Trainees, aproveitando os próprios empregados.

Vantagens:
Aproveita melhor o potencial humano dentro da organização.
Motiva os colaboradores que já se dedicam a organização.
Desempenho, potencial e habilidades, conhecidos.
Colaboradores integrado a cultura da organização.
Custo menor que o recrutamento externo.

Desvantagens:
Pode bloquear a entrada de novas idéias e experiências.
Facilita a acomodação e favorece a rotina atual.

Recrutamento externo
Visa atrair candidatos do mercado de trabalho.

Vantagens:
Introduz sangue novo na organização: talentos, habilidades, expectativas
Aumenta o capital intelectual ao incluir novos conhecimentos
Possibilita maior inovação, criatividade e iniciativa
Renova a cultura organizacional

Desvantagens:
Afeta negativamente a motivação dos atuais funcionários da organização.
Reduz a fidelidade e o comprometimento dos funcionários à medida que oferece oportunidades a estranhos.
Custos muito maiores que o recrutamnto interno.

Fontes de Recrutamento:
Consulta aos arquivos de candidatos da empresa.
Headhunter (caça-talentos).
Agências de recrutamento.
Cartazes ou anúncios em locais visíveis.
Internet.
Anúncios em jornais.

Um anúncio de recrutamento deve conter quatro características básicas
1.Chamar a atenção do candidato.
2.Despertar o interesse ao cargo.
3.Criar o desejo ao mencionar aspectos como: satisfação no trabalho, participação nos resultados, plano de carreira.
4.Provocar uma resposta do candidato.
Para selecionar pessoas:
É preciso ter uma boa equipe de trabalho, integrada e atualizada, é muito importante que a equipe de R&S determine as funções para que no momento de selecionar os candidatos não se atrapalhem, mostrando pouco profissionalismo.

Inicio da seleção:
Entrevista de seleção – representa a técnica de seleção mais utilizada. Na condução de uma entrevista podem ser observados os seguintes procedimentos: pré-seleção dos candidatos ; elaboração do roteiro; definição do local; preparação do material; formulação de perguntas; controle da entrevista.

Vantagens: permite contato direto com o candidato; permite avaliar como o candidato se comporta e suas reações.

Desvantagens: nem sempre o candidato se sai bem na entrevista, por vários fatores, nervosismo, problemas momentaneos, TPM, entre outros.

Prova de conhecimento – é um instrumento que avalia o nível de conhecimento geral e específico do candidato exigidos pelo cargo.

Aplicação de Testes:
Teste prático
Teste de simulação
Testes psicológicos ou comportamental.






Integração do Novo Profissional

Está relacionado a introdução do novo profissional na organicação e deverá ser realizado atraves da apresentação do mesmo para todos os deoartamentos e profissionais da organização. Neste momento também deverá ser apresentado o Manual de Conduta, Descrição de Função e processos de trabalho de sua responsabilidade.

1 Response to "Agregar Pessoas"

  1. NHFS 8 de abril de 2010 às 14:23
    Professor: Qual é o objetivo de algumas organizações "prenderem" seus funcionários em alguns cargos, mesmo sendo do conhecimento de todos que as competências e conhecimentos que este possui podem ser de maior valor em outro cargo ou até mesmo em outra filial?

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